No colégio do João tem uma atividade muito bacana, que ajuda na integração das crianças, educadores e pais, que é a semana do protagonista.
Consiste, resumidamente, em que durante uma semana inteira uma criança da classe é o centro das atenções do grupo. Mas… ser o protagonista da semana não é só destaque e folia, também implica em “obrigações” e responsabilidades, o protagonista é o responsável por exemplo, de “controlar” o tempo e atualizar no mural as mudanças do clima… entre otras cositas más… O ponto alto dessa atividade é o dia da semana que os pais do aluno participam da aula, propõem uma atividade com as crianças e estão presentes vendo um pouco do dia a dia dos pequenos no colégio.
É quase como o sonho de todas mães (suponho!) aquele de ser uma mosquinha e ver como ele é quando não estamos perto, a diferença é que nesse caso, não passamos tão desapercebidos e é praticamente impossível para o protagonista ficar natural e espontâneo, (também pudera… está acontecendo um evento importantíssimo na vidinha dele que é ver seus pais naquele espaço que até agora tinha sido só dele), então aproveitei para observar e conhecer um pouco mais os coleguinhas da classe, e me dar conta de como é rica a convivência entre eles, tão iguais e tão diferentes.
A semana escolhida pro João, foi a semana do Carnaval e durante o fim de semana anterior, o super papa escreveu num papel a história do João, escolhemos umas fotos para preparar um mural e ilustrar a história que foi contada pela professora e pelo João no primeiro dia da semana. Durante toda a semana, falaram do pequeno na classe, discutiram seus gostos, hobbies, a origem da familia e até as coisas que ele não gosta tanto.
E já no finzinho da semana, foi o nosso dia de nos juntar a “festa”, aproveitamos o gancho do carnaval e levamos umas mascaras para pintar e colar papéis coloridos. Passei 2 dias cortando em casa as tais mascaras em forma de “papallona” – borboleta – que é o símbolo da classe do pequeno, um trabalhão! mas valeu a pena, pela oportunidade de estar alí e por ver a carinha de felicidade do João por ser o protagonista e por ver seus pais sentados com os amiguinhos dele, contando histórias.
Acredito que além de toda a brincadeira, essa atividade pode ser também um aprendizado importante, para os pequenos, que são tão naturalmente egocêntricos nessa idade. Porque cada um é o personagem principal durante uma semana, na medida do possível tudo se centra nele (do jeitinho que eles gostam!)… Mas nas outras semanas do ano outra criança tem o protagonismo, e aí quando eles aprendem… a escutar, a ceder a vez, a ser o 2º a falar (ou o ultimo).
E no caso do João que é o protagonista absoluto em casa, todas essas outras semanas de não protagonismo na escola é um bom exercício de escutar, dividir e compartilhar.
bacanérrima a atividade fla!
adorei.
aqui temos uma parecida, mas ainda não participei.
a escolinha do isaac faz com que cada aluno fique responsável pelo lanche da turma por um dia.
então, no dia x, o isaac (ou a mama aqui) tem que levar o lanche pra classe toda. mas tem que ser o lanche que o isaac curte e assim, explicar pros pequenos todos o que é, do que é feito e pq ele gosta daquilo.
achei interessante, os pais já se conversaram na reunião e foi bem legal.
acho importantíssimo essa relação com a escola.
bjocas.
ps: ai ai, fiquei com uma vontade de estar em barcelona…….
muito legal essa atividade.
Mas tenho tanta curiosidade pra saber como é a escola por aí… conta mais pra gente, conta?
beijao
prima Si
Achei fenomenal a idéia.
A escola aqui escolhe os ajudantes do dia, que é interessante e até certo ponto tem essa função de destaque. Mas a escola do João atingiu um outro nível. Acho que vou propor a profe algo nessas linhas. Mesmo os pais participando bastante por aqui, esta seria uma atividade completamente fora do padrão.
Me diz uma coisa é a escola do João que tem essa atividade ou outras escolas fazem algo similar?
Beijos
Que idéia super legal essa da escola Flavia! Muito interessante mesmo! Essa troca e esse aprendizado com certeza é muito enriquecedor.
Ah, e que lindo que ele ficou de Mickey… adorei a fantasia!
Beijos.
Muito ótima essa idéia! Lá em casa eu estou mais ou menos com um probleminha assim com a minha Maria Rita de protagonista, pq tudo é pra ela e tudo tem que ser para “agora”. Excelente idéia. Valeu, bjs.
Que legal essa atividade! A criança deve se sentir o máximo por poder contar sua historia pra turma toda e ser o centro das atenções.
Beijos
Mas é demais mesamo essa atividade, gente?
Que fofura, deve encher a criança ( e os pais) de orgulho!!!
Bjos
Flavia, que ideia sensacional! Achei o máximo a escola propor essa interação entre os alunos e pais, assim como o protagonismo alternado entre as crianças. Quem dera as escolas daqui tivessem algo semelhante…
Faço coro com as meninas: conta mais pra gente sobre o ensino por aí?
bjocas
Nossa, que demais essa ideia! Adorei! E é excelente mesmo para filhos únicos como João e Pitos. Ele, ao mesmo tempo que pode ser o centro das atenções no colégio por uma semana, deve sentar e ouvir a historinha doa amigos e também aprender com eles. Amei mesmo! Um beijo em vcs, viu?
Proposta maravilhosa da escola! Muito legal!!
Sinto falta dos teus posts querida! =)
Bjo grande!!
Que ideia mais legal!
Não temos isso na escola do Rapha… Mas acho que vou sugerir na próxima reunião! (e vamos ver, já que somos novos na escola, o quanto ela é aberta ou não à sugestões dos pais rsrs)
Beijos
Muito, muito legal a iniciativa da escola. Fiquei com vontade que a escola das crianças tivesse uma atividade semelhante!
Bjos,
Camila
http://www.mamaetaocupada.blogspot.com
Nossa, Flá, achei o máximo essa atividade. Além de aprender a ouvir, aprender a não ser o centro das atenções, promove uma super integração entre os alunos, que passam a se conhecer melhor.
Amei!
beijinhos
Fiquei com vontade de mandar o link do seu texto para a escola do Arthur. Será que devo???
Muito legal mesmo!
Bjs
Que ideia ótima, pena não terem este habito por aqui, seria muito bom interagir com os amiguinhos do meu filho nem que fosse um dia só.
E seria bom para ele aprender que um dia ele é o centro das atenções e que o outro outra pessoa pode ser tbm.
bjus
Que máximo, adoraria que tivesse algo similar na escola do David, e daria tudo sim para ser uma formiguinha e ver como ele fica lá todo pimpão na escolinha com os amigos em sala….
fofo demais, adorei Flá!
tks for sharing!
beijoooooooooooooooo
Muito legal isso, adorei! Pelo protagonismo, pelo não protagonismo, pela participação ativa dos pais. Muitos aprendizados em uma só atividade, hein? Também quero!
Beijos