A chegada da primavera, para os pais de crianças na faixa dos 2 anos, significa (na grande maioria das famílias) que chegou a hora do desfralde.
Não costumo me guiar pelo calendário, porque acredito que cada criança tem seu ritmo. E se respeitamos o ciclo de cada processo de crescimento, tudo acontece de forma mais natural e fácil.
Mas dessa vez, (talvez) nadaremos a favor da maré.
Enquanto o João apresentava alguns sinais, em casa já nos questionávamos se era o momento, a educadora da escola propôs de começar um “treino” de desfralde e um sol um pouco tímido começou a aparecer.
Com esse conjunto de fatores, resolvemos “experimentar”.
Recuperei o penico e o redutor que estavam guardados no fundo do armário, Conversei com o filhote e expliquei que ele podia escolher entre fazer xixi no peniquinho ou no vaso sanitário, provamos de sentar nos dois pra ver qual ele gostava mais.
E como quase sempre, ele reagiu bem à novidade, gostou de cara da ideia, abaixou a calça, tirou a fralda e fez um xixizão no penico, vibramos com o acontecimento e ele se mostrou ficou super feliz e orgulhoso da própria proeza.
Foi um bom começo, mas tenho consciência de que é só um primeiro passo do caminho.
Espero ter a sabedoria de reconhecer os sinais e respeitar o tempo dele, sempre!
E se preciso, abortar o processo esperar um pouco mais para começar tudo de novo… quando for a hora.
Flá,
admiro muito o seu jeito de conduzir as coisas com o Joao. Tenho certeza que tudo dará certo e espero que eu tenha a mesma sorte e sabedoria por aqui, pois logo pretendo comecar. Me esbarro sempre no problema da fala, pq acho que nao falar atrapalha nesse processo, mas a neurologista me indicou comecar logo. Vamos ver!
Beijos
Que lindo! Também acho importante respeitar o tempo dos pequenos, mas achei que o João foi bem receptivo, não?!
Beijos!
Flavia,
também sou super a favor de esperar o momento certo. mariana acabou de completar 1 ano e 7 meses e já começo a ouvir, cá e lá, que eu já deveria começar a desfraldar. Acho cedo. Não vou forçar nem sugerir nada até que ache que ela já está pronta.
Pra que pressa? É só olhar para trás e ver que todo mundo teve o tempo certo de andar ,de falar e vai ter o tempo certo de desfraldar também. Vamos dar tempo ao tempo para os nossos bebês!
bjs
Eh! Legal, Flá. O Joao é o máximo, né?
Isso de ser uma mãe humanizada é maravilhoso. Pq além do parto, vc consegue levar esse conceito por toda a educação e ensinamento com o pequeno. Sempre respeitando o momento dele. Que é super certo. Você é uma influência muito positiva pra mim, Flá. O jeito como leva as coisas é incrível.
***
Outro dia fui ler novamente seu relato de parto, e comecei a chorar de soluçar. Daí maridão chegou, mostrei pra ele e ele chorou tbm e disse que é assim que quer tb. Daí insisti pra mostrar outros posts seu… desde como conduzir a obrigada ou por favor, depois na hora da amamentação e tantos outros… e ele super se identificou…
***
São aprendizados como este que fazem a tal da blogosfera valer a pena!
Obrigada!
Beijo!
Fla, a Alice até hoje usa fraldas (2 anos e meio, veja só). Eu vejo as pessoa em volta ficarem meio chocadas, mas confesso que foi por total preguiça materna de encarar o processo e a sujeira que o acompanha (travestido de “estou respeitando o tempo dela”, rá!). Há um tempão comprei penico e redutor, apresentei pra Alice e deixei pra lá. E sabe que a coisa tem acontecido naturalmente e sem a minha participação? Em casa ela arranca as fraldas, diz que quer fazer xixi ou cocô, senta na privadinha e faz. E fora de casa fica de fralda e pronto, sem crise. No fim estou achando ótimo perceber que a decisão é dela e não minha, e não está sendo um processo difícil nem sofrido pra ninguém – fora que tivemos até hoje pouquíssimos acidentes, e olha que em casa ela fica o tempo todo sem fralda. Enfim, eu andava meio culpada por não ter desfraldado a Alice, mas ver ela se desfraldando “sozinha” está sendo muito bom. Maturidade (dela, não minha.. haha) é tudo, não?
Beijocas pra vcs!
Fla, concordo com você. Não custa nada tentar, mas é o tempo dele quem diz se está na hora ou não! Mais fácil pra todo mundo sem a obrigação do “tem que ser agora”.
Boa sorte ora vcs!
beijinhos
Flávia,
Tão bacana tu postares sobre isso pontuando sempre o tempo de cada criança. Hoje ainda me deparo com questionamentos funestos a respeito do desfralde da Bia que está prestes a fazer dois anos.
Também acredito no respeito, no tempo de cada um acima de tudo e que não adianta transformar o momento de fazer xixi e number two em um pesadelo pra eles.
Bia tem medo do vaso e do penico. Ainda não assimilou. Enquanto isso continuamos na fralda. E será assim, enquanto os “sinais” de que ela tá pronta, não aparecerem.
Beijos
Pri e Bia
Ps. Parabéns pro João pelo xixizão! hehehe
Adorei.
Essa consciência com o tempo da criança deveria ser exemplo para tantos pais e mães.
Parabéns.
vc é uma mãe sensacional! depois conta tudo pra dar um help pras mãe que vem na rabeira, heim?
Oi Flavia! Saudades suas e do Astronauta! Tenho certeza que você vai ter sabedoria para respeitar o tempo do pequeno e o seu! E não ligue para os outros! Ligue apenas para você e o João! Ah, e escreva tudo em? Vou guardando as idéias para mais tarde! Um abraço!
desmame, desfralde..quando a gente abrir os olhos esses pequenos já vão estar dirigindo e trazendo a namorada em casa (nãããããããããooo).
conta tudo, passo a passo, hein! que eu vou anotando as dicas por aqui…
beijo, tava com saudade.
Maravilha, Flávia!
Acho que a base da segurança emocional de nossos pequenos é exatamente o “cada coisa a seu tempo”… também ajo assim com meu filhote. Conte-nos tudo, não esconda nada, hein?
Beijo grande!
Flávia, tentei desfraldar a Yasmin com 1 ano e 2 meses, ela não gostou da idéia, e eu dei um tempo. Agora com 1 e 6, tentei novamente, ela adorou sentar no peniquinho, mas faz xixi só quando levanta, no chão… rs. Ainda não dá para saber se será agora ou não.
Seu relato me tranquiliza a observar e esperar o momento Dela, em meio às críticas tipo já passou da hora.
E, parece que o João é bom de mira… rs
bjim
fla,
o bom de entrar na levada do desfralde é que a escolinha entra neste movimento e a criança aprende também com os coleguinhas, pois todo mundo estara no mesmo processo. é claro que cada criança tem seu tempo, por isso é que temos que ter muita paciencia. o problema de morar na europa é a questao do frio, tirar a fralda em pleno inverno é foda!!! alem do mais tem a pressao da escola p3, pois a criança tem que chegar sem fralda. realmente tudo isso pode ser bem tenso e muitos pais nao ajudam no processo. beijos e sorte pra todos nessa maratona