das coisas que um filho ensina – Dia 7

Como já expliquei por aqui, não faço parte do clube das que acordam cantando: “oh happy day” cada manhã, e claro! o pequeno também não.

Uma maneira de que o despertar familiar fosse mais ameno (e por motivos de horários internos e externos também) o super papa é o encarregado de levantar de manhã mais cedo, preparar a vitamina do pequeno e leva-lo pra escola, geralmente me levanto antes de que eles saiam, mas só começo a funcionar mesmo, depois do café, dos e-mails, do reader, e de um tempo acordada, o que é o mesmo que dizer que quase sempre tenho a manhã mal aproveitada.

Só que ultimamente, o super papa, anda viajando bastante e sou eu a encarregada de me levantar mais cedo, preparar a vitamina do pequeno e leva-lo pra escola.

Os primeiros dias foram desastrosos, ele acordava e vinha me acordar, eu tentava convencê-lo de dormir só um pouquinho mais… as vezes ele ficava na cama comigo, outras ia pra sala emburrado… E qualquer uma das duas opções eram horríveis, ou ele ficava a gente dormia um pouco mais, acordava em cima da hora e fazíamos tudo com pressa e emburrados, porque já “tá tarde”… Ou eu levantava ainda mais mal humorada, fazia as coisas meio zumbi, me irritava com qualquer A e (claro!) ele também emburrava e não queria fazer nada, nada, nada!

O final era sempre o mesmo, bico de cá e bico de lá, corre-corre, sem tempo pra negociações (fundamentais para lidar com um garotinho de 3 anos), birras, mal-humor, choro na porta da escola e uma mãe que ainda nem acordou e já tem a sensação de que dia de merda.

Mentalizei que aixó no pot ser (não pode ser, né gente?) e comecei com pequenas mudanças… dormir mais cedo, (cortar as blogadas de madrugada quando o super papa não está), deixar a persiana do quarto aberta e acordar com a luz do dia, (que por sorte é bem antes do filhote acordar) ficar na cama de preguicinha até a hora de levantar, quando ele acordava eu já me sentia acordada, não cantava oh happy day, porque aí já era demais… mas podia desejar um bom dia de verdade, levantar tranquilamente, deixar que ele me ajude a preparar a vitamina, negociar a roupa e como vamos… e como resisti a tentação de 10 minutos mais na cama, vai dar tempo de ir pra escola com as bicis, ou andando e aproveitamos pra levar a cachorra pra passear…

E quando via que começava a cara feia porque hoje “toca cole” (é dia de ir a escola) estou acordada suficiente pra propor: Ah, me lembrei que colocaram uma placa nova no caminho da escola… e ele já mudou a cara, já quis saber aonde, e já está na porta de casa pra sair.

E tudo isso sem eu ter precisado dizer NENHUMA vez JÁ TÁ TARDE (naquele tom histérico, e super  arrependida dos 5 minutos mais que fiquei na cama).

Deixo o pequeno no colégio com a sensação gostosa de que o dia só está começando.

E olha só que ironia, o que minha mãe tanto tentou me ensinar, acabei aprendendo com meu filho, “Deus ajuda quem cedo madruga”!

bom dia pra vocês!

:)

ok! tenho que reconhecer que ser feliz de manhã, é bem mais fácil na primavera. ;)

23 Comments

  1. Fla, eu sempre acordei mega mal humorada. Chegava no colégio ou na faculdade com cara de pouquíssimos amigos e só acordava de verdade umas duas horas depois. Tudo isso mudou com a chegada do André. Como ele quase não dormia, eu acordava toda hora, acabei acostumando a acordar numa boa, senão eu ficaria mal humorada 24 horas por dia…rs!
    A gente aprende muito…
    beijos pra vc e pro lindo. Essa foto está incrível!

  2. Idem! Como vc e a Rê, aprendi com a Nina a gostar das manhãs!
    E essa photo! Linda…..
    Beijo!
    Dani
    PS: adorei a mudança lá no blog da Paloma! Muda o meu também?! Posse te escrever? Ai…já tá passando da hora de incluir a cara da Alicinha lá!

  3. sair cedo de casa é fogo mesmo! mas na primavera é muito melhor!! enjoy!
    bjos

  4. Ai! quero um maridão desse pra mim, empresta?
    sonho de consumo ter alguem pra tomar conta de tudo antes que eu acorde de verdade.

    me vi na cena das manhãs desastrosas… quero aprender tambem!

    beijo

  5. Eu também sou dessas que falta de sono ou acordar antes do horario me deixa com o pior humor do mundo. O marido é super da manha e a gente sempre tem problemas com isso. O Samuel depende, se ele dormiu bem ou nao. Mas enfim…. temos que nos adaptar né. Também tenho usado essa estratégia de acordar mais cedo que ele pra já estar disposta quando ele acorda. Beijos e que continuem as licoes!!

  6. Nossa como me identifiquei com esse post. Também sempre fui dorminhoca e até hoje tenho a maior preguiça para levantar da cama. Adoro! Mas minha vida mudou muito e tive que me adaptar a tudo.
    Agora, assino embaixo que na primavera e no verão tudo fica mais fácil. Adorei a foto! Temos mesmo é que aproveitar esses dias.
    Um beijo.

  7. Acordar cedo é o ó, mas depois que a gente desperta, as coisas andam e td fica mais fácil né?
    Aqui tá maior friozão e dá aquela vontade de ficar mais tempo na cama..
    Que foto linda, Flávia! E vc jura que ele já anda de bicicleta sem rodinha? Que lindo!
    Bjos

  8. Lia

    É, dormir até tarde com criança pequena em casa e sem ninguém pra ajudar é impossível. Aqui em casa a gente vai pra cama junto com Emília desde que ela nasceu, ali pelas 20h. Agora que ela começou a dormir melhor à noite, às vezes faço ginástica e arrumo alguma coisa da casa depois que ela dorme, mas é sagrado pra mim estar na cama até 22h. Depois que ela acorda, ainda dou uma enrolada de meia hora com o peito, mas depois não tem jeito: ela pede “esxê” (descer), “mão” (desce comigo e me dá a mão) e “mnão” (banana).

  9. To chegando agora no seu blog e estou amando tudo.
    To querendo aprender a acordar perto das seis pra poder fazer uma caminhada antes de comecar o dia, ainda nao tenho filhos por isso essas possibilidades, mas o relogio desperta e eu..amanha eu levanto…faz mais de 15 dias e ainda nao consegui!
    Vou te seguir ta?!
    Beijao tbm pro seu astronauta lindo.

  10. Que foto mais lindaaaaa!
    Qd acordar com aquele humor, pensa nela!
    bjs

  11. só um filho mesmo!
    eu sou igualmente um zumbi de manhã!

    tb fazemos o esquema papa pega, mama dorme (pq amamenta e agora o lançamento! gera um novo bebê)

    mas ainda nao evolui espiritualmente a ponto de ser feliz, feliz antes das 9h.

    agora concorde comigo: é mais fácil ser feliz em las ramblas!!!!!!!

    linda foto!
    bjo bjo

  12. Carol sanna

    Bom, tenho que confessar que nos ultimos dois dias li seu blog de cabo a rabo, e amei! Estou morando em barcelona ha uns 4 meses, a semana que cheguei foi a mais fria do inverno hehehe
    Gosto do frio, mas to adorando essa primavera, viu! Nao aguentava mais sair sempre de casacão!
    Bom, nao tenho filhos (ainda!) e acho que só quando tiver mesmo pra levantar cedo, viu… Se deixar vou ate meio dia faacil! Hahaha
    Beijos

  13. Jussara

    Ri alto com o “não cantava oh happy day, porque aí já era demais…”. hahaha!

    Sempre fui mal humorada pela manhã, demoro a entrar em sintonia com o dia. Detesto os horários péssimos do Brasil, de precisarmos estar nos lugares às 7 da madrugada, e com isso, dependendo do local, trânsito e distância, precisarmos acordar bem antes das 6h. É meu relógio biológico que é assim, é como se eu o estivesse agredindo.
    Minha mãe sempre foi o oposto: já acorda ligada no 220, falando muito.
    Eu demoro a voltar pro mundo daqui.
    Preciso ficar pelo menos meia hora na cama, em silêncio, acordando devagar, mas daí teria que acordar meia hora mais cedo. Não dá.
    Engraçado que em férias na praia eu sempre acordo cedo, disposta e no pique. Vai entender… Não à toa, meu remédio de fundo na Homeopatia é o sal. Sal, mar, água. rs
    Meu médico falou que eu posso mudar, que a gente muda etc. Aham. Quem sabe qdo eu tiver um filho, né? hehe

    Já tinha visto a foto no twitter e achei linda. Parece foto de revista.

  14. Que foto linda, Flavia!

    Eu não sou mal humorada pela manhã não, mas confesso que ficar de preguiça na cama aqueles sempre mais 10 minutos, me deixam com uma enorme preguiça de começar o dia, rsrsrs

    Meu mal humor é a noite…depois das 20:00 eu não funciono e fico contando os longos minutos que faltam para eu poder ir dormir (leia-se depois que a pequena dormiu).

    Beijos,
    Nine

  15. Uau!!!! Pára tu-do!!! Que foto é essa meldels!??! Tá um show!!!

    Sabe que me levanto as :5:30 p/colocar a mais velha p/o colégio?! Depois volto a dormir, claro, mas a as vezes demooooora e eu desisto! Tudo o que posso marcar passo p/ a tarde, de manhã não sou ninguém! Mas confesso, sou daquelas que acordo empolgadíssima! hahahhaha… tem gente que se irrita! rs!

    Bjooos!

  16. não chego a ser mal humorada de manhã, mas mooooorro de preguiça de levantar e faço qualquer coisa por mais cinco minutinhos.

    Volta e meia tento enrolar o pequeno pra ele voltar a dormir comigo. às vezes funciona, às vezes não.

    Só que com Miguel, que tá com 6 meses, não tem jeito: 06 hs ele acorda. E eu junto… Graças a Deus que muitas vezes volta a dormir depois.

    ah! foto lindíssima!!!

  17. Eu me acabo de rir contigo Flavia, pelo amor… olha eu sou a mulher mal humorada de manhã… infelizmente e acho q não vou mudar! Sorte da So q acorda depois, pq o tadinho do Kauê sofreu!
    Agora q foto linda essa hein?
    bjs

  18. Que foto maravilhosa de bonita! Parece foto de revista e você tá lindaaa!
    Ri muito com o 'oh happy day', acho que imaginando sua cara tentando cantar. É porque eu também detesto acordar cedo. Não me considero mal-humorada, há quem torça o nariz ao ouvir isso, mas como você, eu sou o zumbi antes das 8 da manhã. Às 6 é outro ser que habita meu corpo.
    Mas é o tal do filho ensinando sempre e novamente como você comecei a implementar alguns hábitos: dormir mais cedo (agora são 23 e meia e já estou desorientando)…na verdade só esse por enquanto…mas chego lá.
    Outra verdade: só discordo com você no termo 'bem mais fácil acordar cedo na primavera. Para mim é melhor 'bem menos difícil acordar cedo na primavera', pq tudo pra mim é difícil nisso de madrugar. Não entendo pessoas que acordam às 5 para fazerem caminhada às 6! Tudo bicho doido!
    Bjs!

  19. linda demais esta foto! e que bicicleta fofa é essa?

    odeio acordar cedo! odeio… minha filha estuda à tarde, o bebê sai comigo e tenho uma boa tolerância para entrar no trabalho. então acordo quando o bebê chama e faço tudo no nosso tempo, mas sempre fico na vontade de mais cinco minutinhos.

    beijoca

  20. Você é uma pessoa iluminada !!!
    Só me deu vontade de escrever isso agora, tá ?!
    Bjokas

  21. Flá, eu poderia ter escrito este post. Juro mesmo. Eu sou a maior mal humorada de manhã. Prezo (prezava?)os 5 minutos a mais na cama, tenho preguiça de acordar. Soooofro demais. Principalmente no inverno (que não chega nem aos pés do de BCN).
    Agora que Alice chegou, pulo da cama cedo pra amamentar. Pra levá-la pra tomar o Sol da manhã e querendo ou não, pra me preparar (e ir acostumando) pro que está por vir logo que esta garotinha se tornar uma bípede. rs
    Linda foto. Adorei!
    Um beijão!

  22. Que foto maravilhosa! Um dia lindo, não? E essa kick bike maneiríssima! TOu louca pra comprar uma pro meu menino, mas ele é muito pequeno e não alcança o chão… Toca esperar mais um ano…
    Linda foto, vocês tão lindos. Tá vendo como mau humor não compensa?

  23. Nossa, vi a descrição do que acontece todos os dias lá em casa. Tb sou difícil para acordar muito cedo. Ser feliz no verão tb é beeeeem mais fácil! rs

Leave a Comment