das coisas que um filho ensina – Dia 3

Mamãe, o que é essa “señal”?

Já faz um tempinho que o João se interessa pelos sinais de trânsito e outros sinais que ele encontra por aí.

A pergunta “o que é essa señal” é ouvida e respondida repetitivamente.

Ele já conhece todos os sinais que existe do caminho de casa pra escola, mas não se cansa nunca de perguntar.

Mamãe, o que é essa señal”?

As vezes é fácil responder, mas as vezes, quando ele pergunta pela milésima vez “o que é essa señal” tenho que respirar fundo e tentar evocar o maior aprendizado da maternidade.

A paciência.

Aprender a ter paciência, parece pouca coisa, mas na vida corrida que levamos, com a pressa que a sociedade impõe para que nasçam o antes possível, para que sejam independentes, para que já não mamem no peito, para que durmam toda noite e no seu próprio quarto, para que deixem de ser crianças, porque não temos tempo pra brincadeira. Ter paciência é nadar contra a maré e um grande desafio…

Paciência para quando me pergunta pela milésima vez a mesma coisa, com a emoção que ele sente de aprender uma coisa nova diariamente.

Paciência quando não quer se vestir, quando não quer ir pra escola, quando não quer comer, quando não quer nada, nada nada! Porque esta aprendendo a expressar os próprios desejos e opiniões, porque já se sente grande e (pensa que!) sabe o que quer.

Paciência quando ele derrama a vitamina inteira na pia porque eu estava com pressa e não o deixei que ele me ajudasse a faze-la (como cada dia). E as vezes nos sentimos obrigados a tomar providencias drásticas, para que eles aprendam a lidar com as frustrações… mas talvez o melhor recurso para a difícil arte de lidar com as frustrações seja a paciência, e a melhor forma de ensinar é dando o exemplo.
(e se paro pra pensar, já tive reações mais ridículas com 16 anos, porque esperar algo adulto, racional e emocionalmente estável de uma criança de 3?)… paciência…

Paciência para esperar o tempo certo de cada coisa, até mesmo esperar o tempo de ter mais paciência…. porque não é fácil… é um exercício diário, e muitas vezes cansativo.

Mas é a chave para ser a mãe que eu quero ser e um grande aprendizado para toda a vida.

Obrigada filho,  por mais uma lição, e tenha paciência com a mamãe… ainda estou aprendendo.

18 Comments

  1. Mas não tem realmente outro caminho senão o da paciência. A gente aprende mais, ensina mais e dá oportunidade aos filhos de viverem e experimentarem as coisas boas da vida com mais traquilidade, né?

    Lindo post, amei!

    Bjos!

  2. Maravilhoso texto!! Disse tudo tudo. Também acho que a paciência é uma das maiores lições da maternidade – e digo isso principalmente porque sempre fui impulsiva e impaciente… estou aprendendo muito, todos os dias, com meu pequeno.
    AMEI a frase final do texto. Conclusão excelente!
    beijos!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

  3. Ótimo post! Aliás adorei o numero 1 e o 2 também. Toda mae devia receber uma dose extra de paciencia depois do parto, eu que sempre fui esquentadinha tenho uma batalha diaria para manter a tal paciencia. Gosto muito dos seus textos. Beijos
    Paula
    http://www.diasdesamuca.blogspot.com

  4. Flavia! Estou amando essa sua série!

    No post passado a limpeza da casa…afe…tem que abstrair porque casa arrumada e criança não combina, né? Lá em casa eu sou bem relax com isso, mas o maridez é bem organizado e enquanto a Ísis tira ele põe, uma coisa!

    E esse de hoje, maravilhoso. Nadar contra a maré…é assim que me sinto. Exigimos tanto de nós mesmos e dos pequenos. Não raro em encontros as perguntas são sempre uma cobrança de comportamento: “ela ´JÁ come sozinha?”, “ela JÁ dorme sozinha/a noite toda?” ou a mais nova “ela AINDA usa fraldas?” e a de sempre “mas ela AINDA não vai para escola?”
    Um saco! Mas o jeito é ter paciência, rsrss

    Beijos,
    Nine

  5. Flá querida este post me fez lembrar aquele videozinho lindo que vc postou faz um tempo, de um senhorzinho com o filho num banco de praça. Lembra? É isso aí o negócio é ter paciência..e aprender juntos. Saudades Fabi

  6. Ai, essa é difícil meeessmo.

    beijoca

  7. sim, ser mãe é um exercício de paciência que nos tornam pessoas melhores.

  8. Nem preciso dizer, né? Post lindo!!!
    Beijos

  9. Lindo texto! É tudo que sempre peço ao papai do céu… paciência!! Porque depois de um dia difícil de trabalho, eles querem atenção e brincar de massinha, porque depois de passar horas no salão fazendo escova sua filha quer colocar todas as fivelas dela no seu cabelo, porque seu filho amassa seu vestido novinho antes daquela reunião importante… e por aí vai. É a paciência que nos salva e nos faz amá-los cada dia mais! Bjo

  10. Costumo dizer que foi meu maior aprendizado desde que me tornei mãe. É um exercício diário de paciiencia, e o mais contraditório é que eles nos ensinam, quem diria!

    Paciência é a chave de tudo!

    Super beijos!

  11. Flavia.. este ainda estou aprendendo.. As vezes me saio muito bem.. mas as vezes.. afff
    A correria q é culpada?? Ou é normal ñ termos paciência para tantas coisas como deveríamos ou gostaríamos??

    Ótimo post!
    To adorando a serie11!1
    bjnhos

  12. Flávia, esse post tocou no fundo da minha alma! Sabe aqueles momentos de sintonia…? de ouvir e/ou ler exatamente o que estava se precisando? Foi esse post seu!! Me senti, sei lá, “não sozinha no mundo”, sabe? Mil beijos, Ciça

  13. Fla, eu acho que esse é o MAIOR dos aprendizados! Não é fácil mesmo…eu tenho muita paciência, mas confesso que eu me canso dessas perguntas sempre iguais e algumas vezes respondo: “ah, filho, vc já sabe isso”.
    Aprendendo, aprendendo e aprendendo a ter cada dia mais paciência!
    Amei o post.
    beijos

  14. ai fla…. que lindo, lindo, lindo.
    lagriminhas…
    hoje mesmo falei com maridon sobre isso: mais paciência pra lidar com as crises do pequeno, ainda mais nessa beirinha de virar irmão mais velho…
    amei.
    beijoca

  15. concordo com a maria tereza: ser mae eh um exercicio de paciencia que nos torna uma pessoa melhor.
    eu mudei muito desde que alice nasceu. e mesmo pequenina ainda ela ja me ensina a exercer a paciencia.

    beijo!

  16. Hi Stacey,Thanks for commenting. Autoresponders I think are okay when used in the right way, but they can trip you up. No coanpmy is perfect and although it is easy to say, we just need to double check elements to stop problems early. Glad yo hear you are happy with GoDaddy.

  17. Et bien je découvre quelque chose, j’ignorais qu’il y avait des routine pour l’allaitement! Ici en Espagne on nous répète que Bébé doit téter à la demande, libre-service 24H/24!! C’est sûr que c’est un peu plus free-style que chez les anglais!

  18. Ja, det har jeg og jeg ELSKER dem! Har længe skulle skrive et indlæg om dem, har bare ikke fÃ¥et det gjort – Tak for at have mindet mig om det! :)

Leave a Comment