Comédia da vida moderna

O João foi um recém nascido lindo (palavra de mãe!) e fotogênico desde o primeiro dia. Alem do mais, temos a sorte de que o super papa, entre outras qualidades, é um excelente fotógrafo e registrou momentos únicos que a gente guarda com muito carinho.

O João foi crescendo e a quantidade de fotos tambem.

Eu acreditava que nessa era digital, o céu era o limite, para os megabits em fotos e vídeos e textos que de alguma forma eternizam aqueles primeiros meses de ser pais que não queremos esquecer…

Ate que o computador reclama que necessita espaço. Chegou a hora de fazer uma limpeza… abro as pastinhas das recordações com o propósito de fazer uma seleção e diminuir quantidades…
Mas é uma missão impossível apagar alguma e tenho que transferir as fotos para uma memória externa e as recordações ficam ali guardadinhas pra de vez em quando resgata-la e me deliciar com as lembranças.

Essa vida moderna de espaços virtuais (onde se alojam os blogs por exemplo) e de hds e pen drives de espaços quase ilimitados, te dá uma ligeira sensação de que tudo está bem guardado e que com um simples clic você tem acesso a tudo…. doce ilusão…

Outro dia, ao conectar a memória externa ao computador que (outra vez) reclamava e avisava que fazia 137 dias que não era feito um backup, aparece um  fatal error,  não consigo a conexão… tento no outro computador e ao abrir… a memória está vazia.  :(

Como um filminho triste, vai passando as melhores fotos pela cabeça, e os videos, e os textos… Consulto o tio Google, para (claro!) deprimir-me ainda mais… Não tem solução, não tem solução!!

Nessa hora penso, que ufa! pelo menos tenho o blog.

Digito www.joaoastronauta.com e me sinto aliviada enquanto vejo carregar a pagina.

Enxugo as lágrimas e vou correndo fazer um backup.

Fim.

***

ps.: A unica razão que este post se entitula comédia e não tragédia da vida moderna,  é que o super papa, entre outras qualidades, é um excelente técnico informático, e conseguiu restaurar a tal memória externa, (depois de perguntar muitas vezes, o que eu tinha feito exatamente… afe! ) e (Viva!) salvou todo o conteúdo. Mas o susto valeu para ter mais cuidado…

E você já fez teu backup hoje?

28 Comments

  1. Nossa… eu que passei um sustinho assim digo que mãe nenhuma merece passar por isto.
    E depois do episódio faço backup sempre! Gravo DVDs com as fotos e videos todo mês!

    Mas ainda bem que no final deu tudo certo!
    Bjos

  2. Oi Flávia,
    Que bom que conseguiram recuperar. Muito triste perder essas coisas, né?
    Valeu o aviso, vou me passar a me preocupar com isso.
    Bjs
    N.

  3. Lia

    Imprimir as fotos e gravar os vídeos num DVD. Com várias cópias. Anotado.

  4. Haja foto, haja filminho, haja espaço pra tudo isso, aqui em casa vivemos o mesmo drama, tenho as recentes no computador e tudo salvo online no picasa porem a qualidade é inferior, tenho no Hd externo, DVDs e em alguns photobooks que ja fiz pra familia, mas claro que os photbooks tem apenas 10% de tudo oque temos no HD e no Picasa hahaha

    O tempo passa e eles mudam tão rapido, não tem como não querer registrar tudo! =))

    Beijoas e nunca se esqueça dos backups!

  5. Minha meta para antes do bebê nascer é organizar as fotos no computador (deixar backup no HD externo E DVD) e, se o tempo der, fazer photobooks. Com tudo dos últimos 5 anos. Depois, quero me manter firme no compromisso de ser mais organizada com isso com o filho no.2. Por que cada vez que tem ao “pau” tecnologico aqui em casa penso logo nisso.
    Beijos

    PS Eu já perdi fotos assim uma vez :(

  6. Hj msm estava conversando com uma amiga sobre isso pq meu computador está mito lento e ela me deu a dica para colocar tudo em DVD, msm assim não fico muito confiante. Por isso sempre seleciono algumas e volto aos tempos antigos: mando revelar! Bjs.

  7. ai, me arrepiei!
    estou esperando uma promoção para imprimir as melhores fotos. à prova do tempo até hoje só existe uma memória: sim, acredito em papel!
    beijoca

  8. AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO, AI QUE MEDO.
    fui alí fazer um backup e já volto.
    o_O

  9. Eu morro de medo de perder minhas fotos, e são milhares. Além do backup no HD externo, gravo tudo em dvd, tenho já uns 20… mas sei que nem isso garante que elas estarão lá eternamente. Não costumo mandar revelar, e nem isso é garantia, basta ver as fotos da minha infância já amareladas e meio estragadas de tanto manuseio…
    mas a gente se cerca como pode!
    Bjs!

  10. Olha.. to igual as amigas.. me pelando de medo!!!.. Tenho as fotos em tres computadores e em dvds… e claro.. o registro do blog..
    Mas garanto q me pelo de medo de perder tudo.. principalemte pq não revelei nennuma!!! Fico só esperando promoções e nunca faço!!!
    Mas vou colocar logo na lista de prioridades!!!

    Fico feliz que vc tenha conseguido recuparar as fotinhas e arquivos.. !!!!

    Bjnhos em vcs!

  11. Esses dias cobrei meu marido, ele comprou um HD para mim de um terá isso mesmo(para meus seriados), mas de que adianta se até hoje ele não instalou.
    Me deu medo de perder minhas fotinhas, vou cobrar de novo.
    bjus

  12. Nossa, que mega susto! Uma vez eu consegui apagar sem querer todas as fotos de uma viagem, marido ficou louco, mas como tb é bom de informática conseguiu restaurar quase tudo.
    Ele tb cuida de fazer backup no drive externo e em dvd, mas as vezes demora um pouco pra providenciar, vou contar sua historia pra ele ficar mais esperto. rsss
    Abraços

  13. Que situação triste!
    Tomarei ainda mais cuidado para evitá-la!
    Sempre vejo seu blog entre os favoritos de outras blogueiras e ainda não tinha estado aqui para conhecer… talvez porque o nome não me despertasse para o fato de ser mesmo um blog com “dicas” para outras mães, que é o que estou sempre procurando na net.
    Ainda bem que, hoje, fui mais curiosa… adorei conhecer esse espaço! E adorei a forma divertida que vc utiliza para abordar temas que interessam a tantas mães. Adoro isso! Voltarei mais vezes, estou seguindo e recomendando a leitura lá no meu blog também.!
    Até mais!

  14. Flavia que susto mesmo e nao é pra menos ne? Já pensou perder td??? Afff… eu sempre revelo, gasto uma graninha com isso, mas ainda sou da era dos albuns… AMO

  15. Caramba! Susto mesmo! Ainda bem que conseguiram recuperar… Realmente é difícil deletar as fotos, mesmo aquelas em que o bebê está praticamente na mesma posição… Faz tempo que comecei a selecionar as do Bento para imprimir, mas foi ficando tão difícil escolher e deletar que desisti… Vou fazer meu backup urgente!
    bjos

  16. Jussara

    Tinha lido pelo reader e só li até o “fim”. Quando entrei pra comentar é que vi o PS. Ai, que ótimo que conseguiram recuperar! Tinha ficado triste por vocês.

  17. ô flávia… quase morri!
    que susto!
    boa dica… faz meses que eu não bécopo!
    bjo

  18. Meu Deus, que susto!
    Não consigo imaginar perder as fotos dos meninos. Por mais que a gente escreva, nenhum registro é mais “vivo” que uma foto, né?
    QUE BOM que conseguiu recuperar.

    Beijo

  19. Nossa eu tenho pavor de perder as fotos da minha linda e por isso sempre faço o backup, mas imagino o seu desespero e confesso que fiquei bem feliz que o papai conseguiu resolver o problema!
    beijos querida,
    Paula

  20. Guriaaaa! Surtei com vc agora! Fiquei me imaginando perder todas fotinhos e vídeos da Ísis dos primeiros meses (que aliás estou revendo durante toda esta semana, saudades, aiai), credo! Horror!
    Ainda bem que o papa é metido nessas coisas internéticas e informáticas, em? Já eu não teria a mesma sorte!
    Vou repensar uma maneira de guardar tudo com mais segurança…alguma dica do super papa??
    Beijos,
    Nine

  21. Sabe que eu sempre penso nisso. Tenho back ups e tal. Mas penso que, se poerder, sempre terei o blog. E os parentes e amigos, que, com suas fotos, diminuiriam minha tristeza um pouquinho.
    Tenho zilhões de fotos da Ciça impressas e só umas três da Clarice. Preciso imprimir mais…
    Beijos

  22. Paraaaaaaaaaaa, eu já estava quase chorando aqui! Acho que eu morro do coração se isso acontecer comigo, mas o marido tem milhões de back ups…
    Afe, que susto
    beijos

  23. ah, mas isso não acontece só com fotos digitais. Marido tinha um álbum todo lindo de quando era bebê. Deu cupim no armário da nossa casa antiga e comeu várias fotos…de chorar, porque ninguém vai ter “os negativos”, né?
    beijo

  24. que susto, heim?

    Ainda bem que resolveu.

    Vou fazer meu backup djá!!

    beijos

  25. Putz Flá… nossa, que super susto. Ainda bem que tem o blog, ainda bem que tem o super papa e ainda bem, mas ainda BEEEEEM que tem tudo recuperadinho e todas as fotos, vídeos e textos para serem revistos além das lembranças.. hehehhee!

    Obrigada pela lembrança.. ativando time machine now… kkkkk!

    bjos

  26. Fla, já perdi tantas fotos que nem sei dizer. O pior é que nunca aprendo a licao e backup é tarefa que raramente entra na minha lista de afazeres. Que bom que por ai deu para recuperar tudo.
    Beijos

  27. Ui, que susto!
    Aqui, além do HDD, a cada seis meses gravo um dvd com todas as fotos do período…eheheheh
    Beijo grande!

  28. ufa!!
    teve uma vez em que achei que tinha perdido todas as fotos do caio, e quase surtei…
    mas faz tempo que não faço backups, nem das fotos nem do blog… vou fazer djá!
    (aliás, alguma dica boa pra backup do blog, ou vc faz no esquema do blogger mesmo?)
    beijocas
    (e adorei a ideia do protagonista, vou lançar lá na escolinha do caio também!)

Leave a Comment