A primeira bicicleta

Até um pouco antes do João fazer 2 anos, brincávamos que ele era a criança mais sem brinquedos da história. (Obviamente, era uma brincadeira, uma maneira de ironizar o fato de que ele tinha poucos brinquedos). Ele até tinha uma caixa de brinquedos, com os mordedores de quando era bebê, peças de plastico de montar, algum carrinho de tudo a 1,99 e outros que ele tinha ganhado ou herdado, mas no final ele gostava mesmo era de brincar com Tupperware, lápis e papel, a bola de vôlei da mamãe, os instrumentos de percussão do papai ou qualquer outra coisa que não fosse destinada exclusivamente a brincadeira de criança.

Talvez por isso “esquecíamos” de comprar brinquedos para ele.

Para compensar (ou para justificar) dizíamos que para o aniversário de 2 anos do pequeno, compraríamos um brinquedo bem legal. O super papa já sabia exatamente o que… e durante alguns meses pesquisamos, namoramos, escolhemos o modelo e a cor e criamos muita expectativa do quanto ele ia desfrutar do super presente de aniversário.

No dia do aniversario do papai, (uma semana antes do aniversário do filhote), resolvemos não esperar mais e comprar de uma vez o tal brinquedo dos (nossos) sonhos.

Era uma bicicleta, dessas sem pedal, especial para crianças pequenas, uma boa maneira de treinar o equilíbrio, a coordenação, a agilidade e desfrutar desde pequenininho da aventura do movimento.

Quando o papai chegou em casa com o presente e o João viu a bicicleta ficou eufórico, repetia a bici, a bici sem parar, super feliz até tentar subir e não conseguir tocar os pés no chão… ainda faltavam uns 3 cm para que ele pudesse andar de bicicleta com segurança.

E foi um pouco frustrante para todos.Talvez por nossa alta expectativa e por fazer um pouco de pressão para que ele provasse mais vezes, ele se negou a brincar com a bicicleta e o super presente ficou ali num canto do quarto durante um bom tempo, as vezes depois de um pouco de insistência, ele andava na pontinha do pé durante 1 minuto pela casa, mas bastava um mínimo desequilíbrio para que ele a abandonasse outra vez num canto qualquer.

Até que faz umas duas semanas ele ficou dodói e teve febre (dizem que as crianças crescem quando tem febre, ou tem febre porque crescem…. ou alguma bobeira assim). O fato é que ele cresceu alguns centímetros e os pés já alcançam o chão sentado na bicicleta, insistimos um pouco mais e ele foi tomando gosto pela coisa, se acostumando e se sentindo confortável “sobre rodas”.

Esse fim de semana, a bicicleta foi a protagonista, ele subiu, desceu, fez curvas, estacionou, correu, caiu, levantou, sorriu e desfrutou tanto, tanto, tanto da bicicleta quanto a gente… de vê-lo feliz.

17 Comments

  1. Que legal!
    Nao conhecia essa bici para os pequenos!
    Imagino que o astronauta deve ter se divertido muito!
    É só ver a carinha dele nas fotos.
    bjs

  2. Que delícia de presente. Às vezes é assim mesmo, eles demoram para gostar de uma novidade, mas depois não largam mais. A Mariana, ao contrário do João, acho que é uma criança que tem brinquedos até demais. Avós e tios exageram nos presentes e ela ainda herda TUDO de 2 primas. Mas, como toda criança, prefere potes plásticos, chaveiros e controles remotos. Fischer Price devia fazer um estudo sobre isso.
    beijos!

  3. Que lindo, que delícia!
    Não sabia desta história da febre, mas semana passada a Ciça teve três dias de febre e passou de 97 para 99cm, está enooorme! E também ganhou uma bicicleta recentemente, embora ainda tenha dificuldade de pedalar. Talvez se fosse sem pedais ela gostaria mais (até procurei este modelo, que vi num site dos EUA, mas acho que não tem no Brasil).
    Beijos

  4. oh que coisa mais gostosa ver o sorriso desse tikeno lindo! saudades! venham logo tá?

  5. Linda a bicicleta. Nao vejo a hora de comprar uma para a C. Pelas fotos parece que ele esta amando o presente. Bjs

  6. Lia

    Mto legal essa bicicleta. Também não conhecia…

  7. Nossa, que bicicleta mais linda! Até eu quero uma dessas :D

  8. Adorei, adorei e adorei!!

    conta mais sobre essa “bici” que eu tambem não conhecia. Quero comprar uma pra filhota já!

    bjs

  9. que ótimo presente!
    a carinha dele tá ótima mesmo! (e como cresceeeeu!)

    beijao!

  10. Bia

    Que máximo essa bici!
    Essa de crescer quando tem febre eu não conhecia…

  11. Adorei a bici!

    Nessa idade os pedais só atrapalham mesmo.

    Beijos pra vocês!

    Não conhecia nem a bicicleta, nem a história da febre…
    vivendo e aprendendo!

  12. Renata

    q bici massa!!!!! bem, as vezes anecipamos as coisas né? Mas João deve estar se divertindo agora né….o mal é que logo larga e já vamos partindo para outro brinquedo….espero que o vídeo game demore de chegar, pois existe brinquedo mais anti social que este?rs…. Bj em João lindo e danado “pedalando” por aí!

  13. ai, que delícia! Laura também está doida por uma bicicleta, mas nunca vi esse modelo no Brasil e ela ainda não sabe pedalar.

  14. adoro essa bici e acho um presente maravilhoso pra cordenaçao da criança. vc vai ver que quando ele for passar para uma bici normal ele nem precisarà das rodinhas.
    tbem gosto muito da filosofia da criança nao ter muito brinquedo, ate porque os brinquedos de hoje dia utilizam muito o plastico. é interessante que o joao jogue com a bola da mammae, os intrumentos do papai, e outras variedades de objetos, pois assim ele tem contato com outros materiais e utiliza mais a criatividade.

    beijocas

  15. Oi Flávia! Que delicia de presente, sabe que bike é o presente que mais espero para dar para o Pedro, e ele nem nasceu ainda! Entendo a ansiedade do seu marido e valeu pela dica, para eu ter certeza do tamanho e época de dar o presente!
    beijos

  16. Que bacana, Flá! Me identifico completamente com o “esquecimento” de comprar brinquedos e consigo imaginar a excitacao de se comprar uma bicicleta. E que emocionante o fato dele ter crescido tanto depois da febre!

    Que voces curtam muito essa fase!

  17. Esse é um presente que, com certeza, vai marcar a infância do João. Eu guardo lindas lembranças do meu primeiro triciclo e de como aprendi andar de bicicleta (e olha que isso já faz muito tempo, rs). Eu também não conhecia essa bici sem pedais, mas adorei!

    Bjinhos e lindas aventuras sobre 2 rodas para o pequeno astronauta.

Leave a Comment