Semana Nacional da Leitura

Foto espontânea, no melhor estilo: “Children see, children do”
Brasil ene/09

A Leticia do blog “Pelos Cotovelos e Cotovelinhos” propôs uma blogagem coletiva para a semana nacional da leitura (12 ao 16/outubro). Durante toda essa semana ela estará postando dicas de como fazer a leitura mais divertida entre outras coisas. Passem .

E a Paloma, (a mãe da Ciça) que também está participando da blogagem coletiva, fez um post muito bom sobre o assunto AQUI.

Vou aderir a blogagem porque antes de tudo, eu adoro ler e adoraria que o João também pudesse desfrutar de uma boa leitura. E também porque coisa boa a gente divulga, né?

A introdução no mundo dos livros começou quando ele tinha 3 meses e ganhou o seu primeiro livrinho, era um desses de pano, com desenhos do fundo do mar, cores e texturas, o papai brincava de encontrar um caranguejo que estava escondido, o barulhinho foi motivo de boas gargalhadas, virou mordedor quando nasceu os primeiros dentinhos e o livrinho sempre foi a companhia preferida para os passeios e viagens.

Fomos comprando novos livrinhos, ganhando outros e um dia já fazia parte da rotininha dele, uns minutos sentado no sofá concentrado enquanto a gente contava uma historinha ou folheando algum livrinho.

De lá pra cá, já teve livro preferido, já teve livro rasgado e rejeitado, tem livro pra brincar e tem livro que virou um grande aliado na hora de dormir.

Mas sabe o que eu mais gosto? É que ele sente totalmente identificado com alguns personagens, e é um barato quando ele se vê nas historinhas.

Pra acabar e para a posperidade, os preferidos do João:

-> El llibre dels sorrols – Soledad Bravi (Titulo de edição original: “le livre des bruits”).
O livro dos sons, foi um presente dos amigos, Gemma e o Uri Roset, no aniversário de 1 ano do João, e eu nunca tive a oportunidade de dizer pra eles o quanto o João adora esse livro, (moltes gracies, eh!) com ele, o João aprendeu a imitar os animais, a policia e o bombeiro, que a porta faz toc toc, e que a tomada faz NO e muitos muitos outros sons… Os desenhos são fofos e bem coloridos.


-> Cançoner infantil – Ilustração: Noemi Villamuza
Esse foi presente de “la madrina” (e ilustradora do livro), é um compilatório de canções populares infantis em catalão. O super papa adorou (claro) os desenhos são lindos e ele consegue associar algumas ilustrações as canções que ele aprende na escolinha.

-> El mar de Dario – Antonio Ventura/Noemí Villamuza
Esse livro tambem foi ilustrado e presenteado pela Noe (obrigada madrina) é o nosso preferido na hora de dormir, conta a história de um menininho que sonha com suas aventuras no fundo do mar, depois que a mamãe dele conta uma historinha para dormir.

é isso. Feliz dia das crianças para a criançada e boa leitura para todos.

E muitos e muitos beijos e um abraço bem apertado para os meus sobrinhos:
Marcelinho e Sagar, que fizeram aniversário no dia 10.10. Feliz Aniversário meus amores!!!!!

10 Comments

  1. Tá na hora de comprar o primeiro livro da minha filhota (5 meses). Achei muito boa essa idéia da sua amiga, que vc também tá seguindo. Ler é viajar em um mundo de imaginação e diversões só nossa.. os nossos pequenos merecem e devem ler. Beijos!
    Adorei o blog!

  2. Ah, que foto mais linda!! Eu não tinha lido o seu post, vou linkar lá agora mesmo.
    Livro nunca é demais, né?
    Beijos

  3. Maria Paula

    Olha só que coincidencia.
    Faz um mes minha filhota ganhou esse livrinho “le livre des bruits” da madrinha dela que foi de férias a Paris, e é sucesso absoluto aqui em casa e com as amiguinhas da Patricia (ela tem 3 aninhos).
    Que surpresa boa ver esse livro indicado aqui.

    e muito boa a iniciativa de divulgar a semana nacional da leitura. Parabéns!

    beijos

  4. Fla, tá linkado no post de hoje, ok?

  5. Gemma

    Encantada d'haver contribuit a la biblioteca d'en Joao!!! La meva biblioteca també ha crescut amb aquest superllibre d'aventures que escrius mica en mica pel petit astronauta. Segur que d'aquí a molt poc serà el seu preferit! Beijos, linda!

  6. Obrigado, tia Flávia.
    Marcelinho

  7. Que linda foto!!!!
    É tão gostoso quando percebemos nos pequenos o interesse espontâneo pelo livro né? O Chico também é apaixonado por livros, tem os dele mas adora folhear os meus e imitar que está lendo. hahaha.
    Acho que vou participar do movimento e postar também alguma coisa no Conversa!
    bjinhos

  8. Lindaaaaaaaaaaa a foto!
    beijos

  9. Linda foto. Lindo exemplo.
    Beijo!
    ps: Cê mexe com photoshop, é?ah….vê se dá uma geral no meu blog tambem, vai astromamis! hehe

  10. flor, que foto linda! e esses livrinhos, acho que vou encomendar quando você vier!!! hehehe!
    beijo

Leave a Comment