Comentando os comentários

Queria responder os comentários do post “Sono” na continuação do assunto… mas como não rolava inspiração, aproveito a “pagina em branco” para comentar os comentários.
(antes tarde do que nunca).

Como comentou a Renata realmente o assunto “sono” rende…

O post teve muitos comentários legais de mamães contando as experiências de sono com seus bebês.

A Karenina contou que a Julia (4 meses) dorme seguido desde os 2 meses, mas durante o dia não prega o olho, a Isa falou que acontece o mesmo com o Antonio tambem de 4 meses (será que existe uma crise nos 4 meses contra a soneca da tarde?).

A Maria contou a experiência dela com o “Nana nenê” e como um dia aprendeu a não economizar colo. A lembrou que no vai e vem das noites boas, sempre aparecem novidades que atrapalham (dentinhos, resfriados, febres…).
Com a Rebeca funcionou aplicar as dicas da “Encantadora de bebês”.
A Chris, que opina desfavoravelmente sobre o Nana nenê, escreveu lindamente: “Ter filhos envolve disponibilidade mesmo e, às vezes, quando estamos muito cansadas e achamos que não teremos mais força para continuar, ela surge de algum lugar. Claro que uma noite bem dormida é muito importante, mas há outras coisas mais relevantes: Doar-se, amar e dar muiiito afeto a um bebê que só quer um pouco de aconchego”.
A mãe da Elisa (9 meses) também é contra o “método” e leva numa boa que a filhote dela ainda acorde uma vez pra mamar. A Larissa, que tirou a sorte grande de ter uma bebê que alem de fofíssima dorme toda a noite desde muito pequenininha…
A Laura e a Elisa andam sonhando com uma noite bem dormida. E a Zaninha que é mãe de duas, conta que com a pequena Mariana de 8 meses ta sendo tudo diferente do que foi com a Nath que tem 6 anos, e também anda sonhando com dormir.
E a Thais, a Renata e a Aninha também contaram suas experiencias e querem saber mais sobre o desmame noturno… (hehehe, aguardem meninas, em breve próximos capítulos).
E também teve a P. que deixou um comentário falando que achou preconceituosa a maneira que citei o Dr. Estivil e o livro Nana nenê.
Reli o trecho do post que falava sobre o livro e não me pareceu preconceituoso, eu simplesmente contei a minha experiência e afirmei que comigo não deu certo.

É… realmente o assunto rende, e pode ser polemico se cada um quiser “impor” suas próprias escolhas… em muitos casos a história se repete, mas sempre com matizes e detalhes importantes que diferenciam uma história da outra.

O que está claro é que cada criança é de um jeito e cada família encara o assunto de maneira diferente, só por isso não acredito em uma formula universal mágica de fazer todos os bebês dormirem toda a noite. Tem métodos que pode funcionar bem para uns e simplesmente não ajudar outros em nada.

Como dizia Caetano: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é…”.

7 Comments

  1. { * }

    assino embaixo!!!!!! cada baby é um mundo e não se pode generalizar nunca :)
    acertado post, flávia querida.
    beijos,
    karenina

  2. Concordo com vc amiga, cada bebê é diferente do outro, e não podemos querer generalizar, apenas trocar experiências e aprender com a experiência das outras mães.
    Amei seu post.
    Saudades de vc minha amiga.
    beijos pra vc e pro lindo João.
    Zaninha

  3. Concordo com você, cada um é de um jeito e o que funciona pra um nem sempre funciona pra outros. Por exemplo: eu achei ótima a sua idéia de colocar um colchãozinho no chão do quarto do bebê…no seu caso seria pro desmame noturno, mas no meu para ensiná-lo a pegar no sono sem o peito e sem colo (eu ainda não estou desmamando, só querendo ensiná-lo a pegar no sono de outro jeito), mas não funcionou. É só eu deitar com ele que ele se agita todo, levanta, sai engatinhando, acorda de vez! rsrsrs!
    E eu continuo tentanto e testando dicas, pq ele tá muito pesado e fazer dormir no colo está difícil!!! Uma hora eu chego lá…hehehe
    beijos, querida

  4. Eu, como a Rê, ainda faço a Nina dormir mamando ou no colo (tem dia que eu apelo para o carro!). Como ela é magrinha, ainda to aguentando…Mas tb. sei que um dia isto terá que mudar! Por enquanto, adoro aconchegar ela no colinho! Ah…muito bom o post! Essa troca de experiências acrescenta muito! Obrigada! Beijo! Dani

  5. Pois é, Flavinha…sou uma privilegiada mesmo!!! Rsrs A minha pequena graças à Deus, nunca me deu trabalho…nem sei o que é ficar uma noite sem dormir…Obrigada pelo elógio a ela! O seu João, tbm é a coisa mais linda!!! Agora, concordo plenamente com vc, cada bebê tem o seu jeito de ser…cada um tem o seu mundo!
    Beijos,
    Larissa

  6. Demais de lindo o joao nas roupas de primavera!
    E estou louca para saber o que vc tem achado da trilogia Milenium, estou procurando ao menos a versao em ingles aqui na Austria para ler! Fiquei fascinada pela sinópse que li e pelos seus comentãrios!
    bjs e BOA PARIS, vou para lã neste sãbado com meus pais!!
    bjs

  7. O assunto rende mesmo,viu?
    A minha filha, a Ana, dorme a noite inteirinha e sem acordar desde a sexta semana de vida,acredita?Todo mundo fica besta,mas e a verdade!E ela dorme 2x durante o dia.De manha ela dorme 1,2h e a tarde tb.Gracas a Deus ela e boa de sono e me deixa com mais tempinho livre.

Leave a Comment