CURSO PRE-PARTO



Desde que descobri que estava grávida, tinha um especial interesse nas outras grávidas, e claro via futuras mamães em todos os lados.
Sempre tentava adivinhar, humm… essa deve estar de 4 meses, essa outra como eu de 6… e aquela uf… a ponto de parir trigêmeos…

Mas mesmo já tendo visto tantas grávidas, no 1º dia de “classe” ver tantas barrigas juntas de uma só vez, me impressionou.
Acho que éramos no total uns 15 casais e depois da apresentação geral, começamos a classe.

A primeira aula foi sobre amamentação, com uma consultora de lactancia materna muito simpática. Ela explicou sobre a importância do leite materno e de amamentar a demanda, posições de como colocar o bebe para mamar, quanto tempo e em qual peito, dicas de o que fazer com um recém nascido em casa… Sempre incluindo os papais e com muito bom humor.

Nos divertimos muito.

Na segunda semana, a classe era com as parteiras, explicaram quando deve ir ao hospital, a importância do parto natural, o procedimento normal dos hospitais, as conseqüências da epidural, a importância do contato mamãe e bebe logo após o nascimento, sobre a epsiotomia desnecessária, etc, etc, etc..
Haviam muitas futuras mamães que estavam ali para se preparar para parto domiciliar e muitas das perguntas eram relacionadas a parir em casa, escutamos perguntas, respostas e relatos e já começávamos a ver o parto com outros olhos…

E a cada classe nos convencíamos da importância de um parto respeitoso.

Parir em casa?

quem sabe …

Marenostrum
centre de salut familiar
http://www.marenostrumcsf.com

Ilustração: Noemí Villamuza

Leave a Comment